Portal da Transparência recebeu número recorde de acessos em 2016

Portal da Transparência obteve recorde de acessos desde a criação do site, em novembro de 2004: mais de 21,6 milhões de visitas foram registradas em 2016. Os dados são do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

O número é 32,5% maior que as 16 milhões de visitas de 2015. De acordo com o relatório estatístico, a média mensal de acessos foi de mais de 1,8 milhão.

O Portal da Transparência tem obtido crescimento expressivo no número de visitas a cada ano, com acessos oriundos de mais de 1 mil cidades, espalhadas por todas as regiões do País.

O município de onde os cidadãos mais acessaram foi São Paulo (SP), com mais de 2,1 milhões de visitas, seguido de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). Também há visitantes de cerca de 200 países, o que corresponde a pouco mais de 485 mil acessos (2,2%), originários principalmente dos Estados Unidos e da Índia.

As consultas com maior número de páginas visualizadas foram: Servidores (48,7%), Despesas Diárias (16,8%) e Transferências de Recursos (16,7%). A duração média em cada visita é de cerca de cinco minutos, com os usuários navegando por 10,6 páginas.

O site é uma iniciativa do Ministério da Transparência para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos federais. O objetivo é aumentar o controle social da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro está sendo utilizado e ajude na fiscalização.

Serviços

O Portal da Transparência oferece consultas relativas ao Poder Executivo Federal como: transferências de recursos; execução orçamentária e financeira; receitas e convênios; informações sobre mais de um milhão de servidores (civis e militares)imóveis funcionais; consultas temáticas (Bolsa FamíliadiáriasCartão de Pagamentotransparência nos Estados e Municípios); Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim)Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis); entre outros.

Há ainda uma barra de links úteis, na lateral direita da página, que redirecionam os usuários ao Portal das Olimpíadas Rio 2016Sistema de Banco de PreçosRede de TransparênciaPortal de Acesso à InformaçãoPrograma Olho Vivo no Dinheiro PúblicoPrograma Brasil Transparente e formulário de Denúncias.

Também é possível ao cidadão realizar cadastro da mala direta para receber, por e-mail, informações sobre liberações de recursos para convênios de um determinado município.

Um comentário em “Portal da Transparência recebeu número recorde de acessos em 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.